Simone Werner, coordenadora da Educação Infantil do CET

Início>Uma escola de educadores>Educação no DNA>Simone Werner, coordenadora da Educação Infantil do CET
Simone Werner, coordenadora da Educação Infantil do CET 2017-07-25T17:45:05+00:00

Em 2016, Simone passou a integrar a gestão do Centro Educacional da Tijuca (CET) – uma “novata” com mais de 30 anos voltados à Educação Infantil.

Carioca, filha de professora austríaca com médico brasileiro de origem portuguesa, Simone seguiu ao pé da letra o conselho de sua mãe: “faça o que te fizer feliz”. Como boa educadora, sua mãe a deixou livre para definir a sua carreira. E, coincidência ou não, foi na Educação Infantil que Simone encontrou a fórmula da sua felicidade.

“Estudei os primeiros anos no Colégio Santo Amaro, de orientação Beneditina, até o 2º ano do 2º grau. Quando iria para o 3º ano, o colégio deixou de oferecer o curso. Tive, então que decidir o que iria fazer e a minha escolha não poderia ter sido mais acertada. Entrei para o curso Normal, no Colégio Maria José Imperial, em Botafogo, e descobri a minha vocação para o magistério, principalmente voltado às crianças pequenas. Foi quando, realmente, me vi como professora”, relembra emocionada sobre a decisão que traçou o seu destino.

“Sempre gostei muito de criança, de brincar com os pequenos. Cheguei a fazer curso de baby-sitter, frequentar palestras sobre variados temas referentes a crianças pequenas, mesmo antes de decidir fazer o curso Normal”, comenta.

O Colégio Maria José Imperial foi, literalmente, uma escola de vida para Simone. “Concluí o Normal e fiz um curso adicional, que me especializava para trabalhar com Educação Infantil. Nessa época, fui convidada pelo próprio colégio a trabalhar como auxiliar de turma do antigo Jardim II e, depois, convidada a ser professora regente, onde permaneci durante 30 anos, até me aposentar. No decorrer desses anos, cuidei de todo o processo de implantação da Educação Infantil em turno integral, sem deixar a sala de aula.”

Ao longo de sua trajetória, Simone continuou estudando. Graduou-se em Pedagogia, pelo Instituto Isabel, especializando-se em Supervisão Escolar. “Fiz pós-graduação na AVM – Universidade Cândido Mendes, em Educação Especial e Inclusiva, além de um curso de extensão na PUC, “A Creche e o Trabalho Cotidiano com Crianças de 0 até 3 anos”. Como queria ampliar ainda mais meus conhecimentos em Educação Infantil, fui trabalhar em uma creche no Jardim Botânico, como professora do Berçário”, comenta.

Agora, recém-chegada ao Centro Educacional da Tijuca (CET), Simone tem a chance de se dedicar ainda mais a esse segmento e já trouxe uma nova proposta à nossa escola, com a introdução da pedagogia de projetos. Para ela, o CET é um novo desafio e uma grande realização, de poder aplicar todo o seu conhecimento na sua própria escola.

“Todo passo que damos é para a vitória da Educação. É com orgulho, muito amor e dedicação que já presenciei a formação de vários alunos. Nada mais gratificante, para nós educadores, quando nossos ex-alunos nos procuram para matricular seus filhos na nossa escola, para que recebam a mesma orientação que demos a eles”, se emociona.