Os dois grandes educadores John Dewey e Anísio Teixeira representam a base da Pedagogia de Projetos nos Estados Unidos e no Brasil, respectivamente.
Partindo dos estudos e pesquisas de educadores europeus como Montessori, Decroly e Ferrière, entre outros, John Dewey e William Kilpatrick criaram, nos Estados Unidos, o “Método de Projetos”.
Esse método e suas diretrizes pedagógicas foram difundidos no Brasil, na década de 1920, principalmente, por Anísio Teixeira e Lourenço Filho, que pela “Escola Nova”, buscavam uma alternativa aos princípios da escola tradicional.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
(John Dewey, filósofo e educador)
De lá pra cá, a Pedagogia de Projetos foi sendo revisitada e re-interpretada e, atualmente, consiste em uma proposta integradora, em que o aluno está no centro do processo de aprendizagem e é protagonista na construção de seu próprio conhecimento, por meio das atividades e experiências fomentadas pelo educador. Desta forma, o professor assume um papel de orientador, no lugar de mero transmissor de conhecimento. O que exige um criterioso planejamento sobre os conteúdos a serem abordados e as atividades a serem propostas, adequadas ao “descobrimento” do saber pelo aluno.
“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”
(Anísio Teixeira)
No Centro Educacional da Tijuca (CET), a Pedagogia de Projetos é aplicada da seguinte forma: anualmente é definido um tema a ser trabalhado por todas as turmas de nossa escola, perpassando todas as disciplinas, de forma transversal. Esse tema é o nosso projeto anual, que é trabalhado em diversos subprojetos ao longo do ano.
Assim, dentro da grade curricular de cada segmento e de cada turma, são planejadas e desenvolvidas as atividades tendo o tema anual como referência.
Conheça nossos projetos