O nosso maior diferencial, no Centro Educacional da Tijuca (CET), é sermos uma escola que integra, que inclui, que acolhe cada criança e cada família que chega à nossa porta. Temos tempo para ouvir cada pai e cada mãe, para observar e interagir com cada criança. Pelo nosso relógio, dá tempo de conhecer a história de nossos alunos e buscar a melhor forma de criar as condições adequadas ao aprendizado de cada um.
O aluno é nosso foco e a família nossa aliada
Aqui no CET, a família tem total liberdade para acompanhar a adaptação de suas crianças de forma individualizada. Não temos cronômetro, nem hora marcada. Oferecemos total suporte para que esse processo seja realizado o mais naturalmente possível, para que a adaptação casa-escola seja uma transição gradual, de acordo com a necessidade da criança e da família.
Nossas ações são voltadas à inclusão
Com isso, conquistamos, na criança, a confiança necessária para que ela se integre, participe da nossa proposta pedagógica e se desenvolva integralmente, em um ambiente rico em estímulos e em diferentes experiências. Já desde cedo, começamos a introduzir aspectos de educação musical, artes plásticas, educação ambiental, “aulas de culinária” e atividades na hortinha, entre outras, e, a partir dos quatro anos, as crianças já iniciam a vivência em língua inglesa.
Promovemos, desta forma, a possibilidade de cada criança se apropriar, renovar e articular conhecimentos e aprendizagens por meio de diferentes linguagens, do lúdico, da brincadeira e da convivência e interação com os colegas.
Adotamos uma proposta pedagógica participativa
Em nossa proposta, baseada na pedagogia de projetos, utilizamos o material didático desenvolvido pelo Sistema Ari de Sá, que cumpre as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
Cada segmento da Educação Infantil segue, assim, uma grade curricular dividida em unidades, que são abordadas e trabalhadas a partir de projetos e subprojetos transversais, que interligam as disciplinas e atividades desenvolvidas.
Todos os projetos propostos são desenvolvidos pelas crianças e todas as atividades são registradas fotograficamente e expostas ao término do ano. O desenvolvimento de cada criança é analisado individualmente e acompanhado em relatórios regulares. Nas reuniões periódicas, os pais são informados sobre o desenvolvimento das atividades da turma e de seus filhos. Esclarecemos todas as dúvidas e orientamos as famílias sobre como participar do processo educativo de suas crianças.
Outros diferenciais importantes:
- Atenção individualizada;
- Horários flexíveis;
- Equipe multiprofissional altamente capacitada e alinhada aos valores do CET (pedagogos, nutricionista, psicólogo, assistentes, auxiliares, etc.); e
- Ambientes cuidadosamente planejados, visando favorecer o desenvolvimento da autonomia e da identidade das crianças.
“A Antonella está muito feliz na escola. Ficamos muito tranquilos com ela no CET, pelo carinho com que é tratada. A escola está sempre de portas abertas para nós e isso nos dá muita confiança. Somos pais de primeira viagem e poder confiar o nosso maior tesouro ao CET é uma prova de que estamos tranquilos e felizes com o trabalho de todos.”
Gabriela (mãe da Antonella, de 1 ano)