Lugar de criança é na escola… mas qual escola escolher?

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Lugar de criança é na escola… mas qual escola escolher?

Um dos grandes dilemas para pais e responsáveis é como escolher a escola de suas crianças. Muitos deles, quando chegam ao Centro Educacional da Tijuca, já passaram antes por diversos outros colégios, visitaram suas instalações, conheceram a proposta pedagógica e por mais que estivesse tudo “correto”, ainda não sentiram a segurança necessária para deixarem seus filhos nesses estabelecimentos. Mas por quê?

Essa hesitação se explica em uma palavra: empatia. Muitas escolas têm a infraestrutura adequada e os profissionais tecnicamente competentes, mas não se colocam no lugar da família que chega procurando compreensão para suas particularidades. Não é só a criança que precisa de colo, a família também! E esse tem sido o grande diferencial apontado pelas famílias que escolhem o CET.

Embora seja um aspecto subjetivo, deve ser considerado na hora da escolha da escola certa e analisado em conjunto com os requisitos objetivos.

Segundo a legislação vigente, a Educação Infantil “constitui direito da criança de zero a cinco anos e onze meses, a que o Poder Público e a família têm o dever de atender”. “A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seu aspecto físico, psicológico, emocional, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A Educação Infantil tem como objetivos proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.”

Mas o que devemos observar?

– Quanto ao projeto pedagógico – conforme determina a legislação, deve estar fundamentado numa concepção de criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo da construção do seu conhecimento, como sujeito social e histórico.

– Quanto à equipe – deve ser composta pelo diretor, coordenador pedagógico e professores e auxiliares, devidamente qualificados e em número compatível à quantidade de alunos, conforme a legislação vigente.

– Quanto às instalações – além de disporem das condições adequadas de higiene, salubridade e segurança, deverão conter uma estrutura que contemple: espaço para recepção, professores e serviços administrativos, pedagógicos e de apoio; salas para atividades das crianças, com boa ventilação e iluminação, com mobiliário e equipamentos adequados; condições para o preparo e/ou fornecimento de alimentos, que atendam às exigências de nutrição, saúde, higiene e segurança; instalações sanitárias suficientes, próprias para uso das crianças da faixa etária da Educação Infantil, e instalações sanitárias separadas, para uso dos adultos e dos alunos do Ensino Fundamental; entre outros.

E quanto à empatia?

Embora seja difícil de ser objetivado, há alguns aspectos que podem ajudar na avaliação:

  • A escola mantém diálogo com a família?
  • A escola busca entender as necessidades e peculiaridades da criança e de sua família?
  • Na fase de adaptação, permite o acesso à família em horário de sua conveniência?
  • O horário escolar atende às necessidades da família e da criança? A escola oferece flexibilidade de horário?
  • Os costumes e hábitos familiares são respeitados?
  • As outras crianças e famílias parecem satisfeitas e felizes na escola?

Agora, depois de analisados todos esses critérios, um último item da lista deve ser observado: confie na sua intuição. Se você se sentir bem no ambiente escolar, já é um bom caminho para que sua criança também se sinta feliz.

Venha conhecer o CET! Aguardamos sua visita.
– Vale a pena ler também a Deliberação E/CME – 22, do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/3503369/4113370/deliberacao22_2012.pdf

Por | 2017-07-28T10:15:38+00:00 20 jul 2017|Categorias: Notícias|